Por que o maior prédio do mundo não cai?
- Marcos Santiago
- 2 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Talvez você já tenha se perguntado como o prédio mais alto do mundo consegue se manter de pé? O prédio que detém este prêmio é o Burj Khalifa, prédio localizado em Dubai no Emirados Árabes, o mesmo possui 828 metros de altura e 160 andares. Afinal qual foi a engenharia por trás desta estrutura magnífica?
Bom, sua construção começou em 2004 e levou quase seis anos, consumindo algo em torno de US$ 1,5 bilhão. Além do fato de que para a concretização desta obra já era de se esperar uma série de desafios pela frente, como um deles sendo a estabilidade, afinal não é tão simples manter um prédio como este estável durante tempestades de areia e ventos fortes.
Um dos segredos para que o Burj Khalifa se mantenha estável é a sua fundação. Somente ela consumiu mais de 45 mil metros cúbicos de concreto. Somando o concreto e o aço usado nessa fundação, ela pesa mais de 110 mil toneladas. O prédio usou 330 mil metros cúbicos de concreto e 39 mil toneladas de aço, além de possuir o formato de um “Y” ao contrário para garantir sua estabilidade.
Outro fato curioso são as superfícies verticais não serem lisas e sim com algo semelhante a degraus conforme os andares vão subindo, mas esse formato foi a forma escolhida para lidar com o vento, que durante uma tempestade no deserto pode chegar a dezenas de quilômetros por hora. A ideia aqui é evitar que, ao atingir o Burj Khalifa, o vento forme vórtices muito definidos, o que poderia estressar partes específicas da estrutura. Esse objetivo é atingido ao fazer com que o fluxo de ar encontre superfícies em formatos e ângulos variados e, com isso, seja "quebrado" de maneira desorganizada.
Qual será o próximo prédio a ser construído que irá superar o Burj Khalifa?








Comentários